No âmbito do encontro, realizar-se-ão as seguintes excursões: (pré-congresso, dia 07 de Julho) Paleontologia da Península de Setúbal e (pós-congresso, dia 10 de Julho) Pistas de dinossáurios da Pedreira do Galinha e de Vale de Meios. O guia das excursões (mapas dos percursos e bibliografia em pdf) está acessível em: http://paleoviva.fc.ul.pt/Iberpaleo2010/GuiaIIICIP.pdf

  • Pistas de Dinossáurios da Pedreira do Galinha e Vale de Meios:

Visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros (PNSAC). Jazida paleoicnológica do Jurássico Médio onde é possível observar os mais longos trilhos de dinossáurios saurópodes conhecidos até ao momento. A jazida localiza-se a cerca de 10 km a SE de Fátima e cerca de 100 km a N de Lisboa, na povoção de Bairro. Depois do almoço no restaurante “O Transmontano”, no Bairro, deslocação para a jazida paleoicnológica da Pedreira de Vale de Meios. A jazida localiza-se próximo de Alcanede, a cerca de 35 km a SW da Pedreira do Galinha. Em Vale de Meios é possível observar espectaculares trilhos de grandes pegadas de dinossáurios terópodes do Jurássico Médio.

No caminho de regresso será feita uma breve visita à vila histórica de Óbidos, famosa pela sua ginjinha.





Ver mapa maior

Veja a localização no Google Earth

Pedreira de Vale de Meios

Veja a localização no Google Earth

_______________________________________________________________________

 

  • Paleontologia da Península de Setúbal:

Nesta excursão serão focados aspectos da Paleontologia do Meso-Cenozóico da Península de Setúbal, com especial destaque para a superfície bioerosionada miocénica da Foz da Fonte, localizada na costa atlântica, a cerca de 30 km a Sul de Lisboa. Segundo a logística e o tempo disponível, poderão também ser visitadas algumas das jazidas de pegadas de dinossáurios jurássicas e cretácicas da região do Cabo Espichel.

 


Ver mapa maior

 

Veja a localização no Google Earth

Bibliografia online:
Foz da Fonte http://paleoviva.fc.ul.pt/cmsbibliogafia/cms033.pdf



 
 
PT ES